Espaço do Cliente | Faça seu Login
Busca
 
Usuário
Senha
Home > Agência de Notícias > Sala de Imprensa >


SALA DE IMPRENSA

 

11/07/2015  
Software permite ilustrar semelhanças entre parlamentares nas votações das casas legislativas
Radar Parlamentar foi apresentado durante o FIS16

O 16° Fórum Internacional Software Livre (FISL) abordou o Radar Parlamentar, ferramenta criada para ilustrar semelhanças entre parlamentares, com base na análise matemática dos dados de votações que ocorrem em casa legislativa, na tarde dessa sexta-feira (10), no Centro de Evento da PUCRS. O Mestre em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), Leonardo Alexandre Ferreira Leite, um dos criadores do programa, falou sobre as funcionalidades do Radar e as interpretações de seus gráficos. Além dele, os outros criadores do software, o hacker, engenheiro e ativista pelo Software Livre, Diego Rabatone Oliveira, e a engenheira civil, Haydee Svab, também compuseram a mesa.


O grupo explanou os detalhes internos de implementação, como os métodos matemáticos empregados e a dinâmica da comunidade de contribuidores do Radar; os problemas e desafios encontrados no caminho e os planos para o futuro. “Os dados precisam estar disponíveis e sem limitação para que sejam aplicados. Além disso, precisam ser primários, instantâneos, atuais e acessíveis”, revelou Diego Oliveira. Leonardo Leite avaliou a necessidade de outras casas legislativas apoiarem a ideia. “As Prefeituras de alguma cidade que tiver os seus dados abertos, também poderão utilizar a ferramenta por meio de um programador. Para isso basta criar um código novo”, disse.


Outro ponto discutido foi a participação da comunidade no desenvolvimento do programa, conforme explicou Leonardo. “Sugestões colaborativas fizeram a diferença na criação do Radar. Ele foi construído por nós e por toda comunidade”, acrescentou. “O Radar Parlamentar é um programa simples e funcional, que iniciou como uma tabela e está em constante transformação. O software nunca chega a um destino final, está sempre sendo aperfeiçoado”, concluiu.


Informações para imprensa:

Enfato Multicomunicação

Juliana Winge – juliana.winge@enfato.com.br(51) 9276.5965 - coordenação
Mariana Turkenicz –
mariana@enfato.com.br(51) 8121.7062 – direção

Tel.(51) 30.261.261
www.enfato.com.br

   
   
Voltar
Rua São Manoel, 456, conj. 402, Santa Cecília, CEP 90620-110, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: +55 (51) 30.261.261