Busca:
mapa do site
A Empresa
Ações Sociais
BrasilPress
Serviços
Portfólio
Portfólio
Sala de Imprensa
Artigos
Entrevistas
Galeria Enfato
Cadastro de Imprensa
Fale Conosco

03/05/2002
Planejamento: uma breve filosofia no mundo empresarial
Paulo Ribeiro**

O que distingue uma organização ´adequada´ de uma organização ´superior´? Quando consideramos os valores em ordem de importância para uma empresa, qual deve ser a qualidade mais importante e fundamental? No que se baseia a missão da empresa? E como as empresas levam e encaram essa missão? O que as pessoas da organização consideram como sua função na vida e no trabalho? Como elas exercem isso?

Mesmo em épocas pré-históricas, quando os seres humanos eram apenas caçadores, havia necessidade de buscar essas respostas e de implantar um planejamento adequado. E até hoje observamos como é difícil respondermos com clareza essas questões tão importantes na nossa vida pessoal e profissional. Na realidade, a própria sobrevivência antigamente dependia de cooperação e de planejamento. Isto porque não importa correr muito, como estamos acostumados em nossos dias, mas sim correr com constância numa rota cuidadosamente traçada. Correr atropelando as pessoas ao longo do caminho não adianta.

Nos dias atuais, garantir que a equipe, os companheiros, os amigos e as pessoas do relacionamento, evoluam juntos, não deixando ninguém para trás, é sem dúvida o mais importante em nossas vidas. O planejamento é um conjunto de idéias construídas, e que precisam ser colocadas em prática. Para isso, as idéias precisam transformar-se em ações, e as pessoas do nosso relacionamento são fundamentais.

As empresas precisam voltar-se mais para o lado humano das organizações, não esquecendo nunca que nós somos movidos pelo contato, e carecemos de atenção, sejamos nós funcionários, clientes ou fornecedores. Podemos citar alguns elementos vitais na filosofia do planejamento empresarial. Essa filosofia engloba a natureza, a função e o objetivo da operação na qual a empresa está envolvida. A filosofia da empresa é fundamental para um planejamento correto centrado no mercado. É a filosofia que esclarece as intenções de um negócio e dá início ao processo de identificar problemas e soluções possíveis.

· Somos capazes de nos adaptarmos às mudanças?

· Estamos mais voltados para a empresa, para os clientes externos ou internos?

· Raciocinamos em termos comunitários ou organizacionais?

· Qual o nosso modelo de empresa?

· Todos os componentes da empresa conhecem o modelo?

· Respeitamos o modelo?

· O que é possível desenvolver, em termos de produtos, dentro deste modelo?

· Quais são as competências, as ambições e as lacunas que podemos preencher no mercado?

Portanto, para que o tempo investido nesta ferramenta fabulosa chamada planejamento seja bem empregado, é importante estabelecermos o nosso modelo de empreendimento, e mais do que isso, olharmos o lado humano extremamente fundamental, esquecendo um pouco o conceito de acharmos que qualquer modelo computacional ou software resolverá todos os nossos problemas. Somente a partir disto, poderemos definir nossos valores, nossa missão, nosso trabalho, nosso modelo de atuação no mercado e nossa qualidade de vida.